Cólica!

ImageTá aew uma coisa que SEMPRE tive. Mas até esse ano, eu ainda acreditava que era NORMAL sentir cólicas, muito me enganava… Não tem nada de normal em sentir cólicas fortes, sempre haverá um problema por trás de tanta dor.

Os mais comuns são: Endometriose, Mioma e Pólipos.

 

Se você também tem cólicas fortes e constantes, consulte seu médico e investigue! Não deixe esses dias do mês sejam para sempre uma tortura em sua vida!

Eu espero que com o exame da Histeroscopia que vou fazer no dia 20/12 já consiga resolver também esse problema pois, eu li que o mioma e os pólipos (tenho algum deles) causam muita cólica e desconforto no período menstrual… 

Achei algumas dicas na net de como diminuir as cólicas,vamos ver como eu me relaciono com cada uma delas:

1. Tome medicamentos com orientação médica 
“Os tratamentos são à base de antiespasmódicos ou com anticoncepcional, caso os sintomas da TPM sejam muito intensos”, comenta o médico Alex Botsaris. Hahaha, já começo mal aqui! Eu tomo Buscofen por conta mesmo e tomo de acordo com a intensidade da minha dor. As vezes 1 comp. de 4 em 4h as vezes 1 comp. por hora!! Até passar a dor😦

2. Aposte na homeopatia 
“Alguns remédios como Lachesis, Sépia, Calcarea Carbônica, Caulophyllum e Chamomilla são indicados para as cólicas, mas a recomendação depende das características de cada paciente”, diz Botsaris. Nunca usei Homeopatia, mas esse lance de gotinha na hora da minha dor nao funcionaria não!

3. Descanse 
“O simples ato de se deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a, já ameniza as dores”, diz a fisioterapeuta Deborah Supino. Sim, isso eu faço. Apesar de que qdo estou com dor, é dificil achar uma posição confortável.

4. Faça exercícios físicos 
Atividades como alongamento, ioga, caminha ou andar de bicicleta ajudam. “Feitos de forma regular e moderada, liberam endorfinas e amenizam as dores”, explica Deborah Supino.

Siga esses exemplos: deite-se de costas, com joelhos dobrados, pés no chão e braços para trás. Ao mesmo tempo, levante os braços para a frente e estique as pernas para a posição sentada. Incline-se para a frente e tente alcançar os pés com os dedos das mãos. Retorne à posição normal.

Outro exercício: fique em pé, de frente para a parede, a uma distância de 30 cm. Cruze os braços na altura dos ombros. Incline a barriga até que toque a parede. Permaneça nesta posição por um minuto, mantendo os calcanhares no chão e os joelhos retos. Retorne à posição inicial.

5. Pratique pilates 
“As dores são amenizadas pelo trabalho realizado no centro de força, localizado na região abdominal. O controle respiratório também contribui para a diminuição das tensões que agravam as dores”, argumenta a professora Cristina Abrami. “As aulas nesses períodos devem ser modificadas, diminuindo a intensidade dos exercícios, principalmente os abdominais”. Atividade física nem se eu quisesse!!! Simplesmente não dou conta, me sinto incapaz de andar quanto mais de me exercitar… andar de moto quase morro, só faço algumas atividades por que preciso mesmo, mas tem dia q nem trabalho, fico em casa de molho.

6. Beba chás 
“Prefira ervas como Angélica chinesa, que tem efeito antiespasmódico, agoniada (Himatanthus lancifolius), que age também como analgésica, ou canela, que é utilizada desde a antiguidade no tratamento da cólica”, indica Alex Botsaris. Essa minha mãe vai gostar de ler rsss… mas tbm nao faço, talvez se eu tivesse alguem para fazer o meu chá pode ser que até tomaria, mas na hora da dor fico incapaz de fazer qq coisa que nao tire a dor muito rápido!

7. Passe por uma sessão de acupuntura 
O tradicional tratamento com agulhas tem efeito analgésico e regula o ciclo menstrual. Hahahaha… Oi?! Nem comento essa.

8. Use a boa e velha bolsa de água quente 
Coloque-a na região lombar e no abdômen. “O calor estimula a irrigação, relaxa a musculatura e ameniza o impacto das contrações do útero”, explica Deborah Supino. Essa funciona MESMO! As vezes uso também panos quentes passados com ferro ou secador de cabelo… hihih mas funciona!

9. Faça uma massagem 
A chinesa ou a Ayurvédica possuem pontos que, ao serem apertados, tratam a TPM e as cólicas. O mais usado é um chamado Zi Gong Xué, que fica perto das bordas do púbis. Nunca fiz essa, posso experimentar!

10. Abuse dos alimentos certos 
Alimentos com cálcio (laticínios e vegetais escuros), magnésio (soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve e abobrinha) e gorduras poliinsaturadas (salmão, atum e castanha do Pará) podem te ajudar. “Eles são relaxantes musculares e têm poder anti-inflamatório natural”, orienta a médica ortomolecular Mariana Muniz, especialista em medicina anti-aging. Nunca fiz esse tbm, posso experimentar(2)!

11. Fuja dos alimentos errados 
Esqueça os alimentos ricos em gorduras, pois favorecem uma maior produção de hormônios femininos. Evite ainda os embutidos e as bebidas com cafeína (café, chá preto e refrigerantes). Isso também funciona muito!! Evitar esse tipo de alimentos muda sim o quadro das cólicas, não acaba com elas, mas dá uma amenizada!

12. Evite situações estressantes 
“Muitas pessoas com dores ficam mais irritadas e perdem a paciência. Para estes casos, recomendo os florais de Bach, que neutralizam a agressividade”, comenta a terapeuta holística Maria Aparecida das Neves. Os mais indicados são Rescue Remedy, Holly e Cherry Plum. Essa é mais dificil. Se nos dias em questão pudessemos ficar em casa e  relaxar, talvez eu visse a diferença, mas ainda nao tive esse privilégio. rsss

Por hoje é isso! Vou aproveitar e descansar bastante (curtindo minha cólica) no final de semana!

Beijos

Um comentário sobre “Cólica!

  1. oi amiga linda…. eu fiz um blog aki no wordpress,…quero te convidar pra me visitar la no meu novo bloguinho… se desejar… é dificil mexer nele mesmo…mas to tentando aprender rsrsr… vamos falar de nosso sonhos la ok..bjus fik com Deus espero que esteja melhor da colica

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s