Espermograma!

2507054-3277-recNessa “aventura” de tentante, por diversas vezes somos quase que viradas de cabeça para baixo até que o médico tenha a certeza que estamos bem, saudáveis e prontas para sermos mamães, mas ainda assim, as tentativas parecem não dar em nada e então, chega a vez do marido ser sabatinado! E para eles, qualquer exame já seria algo desconfortável para alguns até desnecessário, mas existe aquele ainda pior, mais constrangedor, porém decisivo nesse processo todo. O espermograma.

Pois é, cheguei nessa fase… Tudo bem comigo e agora vamos ver como andam ou nadam meus candidatos a filhos. Rss. Fiz algumas pesquisas para entender melhor como funciona esse exame:

Existe algum preparo antes de realizar o exame?Sim, o laboratório geralmente pede abstinência sexual podendo variar de no mínimo dois dias e no máximo sete dias. Isso vária conforme o laboratório.

Como é feita a coleta do sêmen?

– A coleta deve ser feita preferencialmente no laboratório
– Na maioria dos laboratórios existem salas indivíduais, isoladas, com poltronas, vídeos e materias pornográficos para o homem se sentir mais confortável no momento da coleta
– O paciente entra nessa salinha e é informado sobre como higienizar o pênis e lavar as mãos
– Um potinho é entregue rotulado com o nome do paciente
– O paciente se masturba até ejacular dentro do potinho
– A fim de evitar constrangimentos, geralmente existe uma janelinha nessa sala onde o paciente deixa lá o potinho, para que a pessoa que irá recolher não o veja
Meu marido não aceita de jeito nenhum ir até o laboratório fazer o exame, posso coletar o material em casa?
Vai depender do laboratório, alguns permitem que a coleta seja feita em casa, outros não. Se o laboratório escolhido permitir, algumas recomendações serão dadas, como:
– Antes da coleta, realizar higiene do pênis e lavar as mãos
– O sêmen deve ser coletado no potinho fornecido pelo laboratório
– A coleta deve ser feita através da masturbação, não pode por exemplo interromper a relação sexual quando o homem for ejacular
– Tomar cuidado para não perder nada do sêmen durante a coleta
– Fechar imediatamente o potinho após a coleta
– Anotar o horário da coleta
– Levar o potinho com o material coletado em no máximo uma hora para o laboratório
Será que posso entrar com meu marido na salinha do laboratório para “ajudá-lo” na coleta?
Outro caso onde é necessário ligar para o laboratório e se informar ok?
Recebi o resultado do exame, e agora, como entender?
Como sei que é muito chato não saber o que significa o resultado quando a gente está super ansiosa vou tentar explicar de um modo simples como análisar o resultado.

Volume

Avalia-se aqui a quantidade de sêmen ejaculado no potinho.  É considerado normal um volume acima de 2ml.
Quando o paciente apresenta um volume abaixo da referência chamamos de HIPOESMERMIA, as causas podem ser obstruções (o médico irá solicitar talvez outros exames para descobrir a obstrução específica), e também uma ejaculação retrógrada (para a bexiga) em casos de pacientes com Diabetes, lesão medular ou doenças neurólogicas.
pH
Quando falamos sobre pH estamos falando sobre acidez de algo, no caso do sêmen o normal é ter um pH básico, ou seja, um pH nos valores entre 7,0 e 8,0.
Se o pH estiver abaixo do valor mínimo significa que ele está ácido e sugere problemas com as vesículas seminais (geralmente um pH ácido vem acompanhado da Hipoespermia).
Concentração
Concentração significa a quantidade de espermatozóides no sêmen coletado, o normal é uma concentração de 20 milhões por cada ml de sêmen. Valores abaixo de 20 milhões por ml é chamado de OLIGOZOOSPERMIA e sugere que esteja ocorrendo uma falha na produção dos espermatozóides.
Motilidade
Avalia-se aqui a movimentação dos espermatozóides (esse é um pouquinho chatinho de entender, mas concentra aí que você consegue)
A motilidade divide-se em quatro tipos:
– A: motilidade progressiva linear rápida (espermatozóides em plena forma, rapidos e fortes)
– B: motilidade progressiva linear lenta (espermatozóides se movimentando porém preguiçosos)
– C: não progressivos (espermatozóides praticamente parados, totalmente sedentários)
– D: imóveis (imóveis, nem preciso comentar né)- C: não progressivos (espermatozóides praticamente parados, totalmente sedentários)
A avaliação deve ser feita assim: A soma de A+B deve dar uma valor acima de 50% para ser considerado normal.
Motilidade abaixo de 50% é denominada ASTENOZOOSPERMIA. Esse resultado pode estar sendo causado pela varicocele e pode vir alterado em tabagistas, obesos, usuários de alguns tipos de medicamentos, drogas ou com alterações genéticas.
Vitalidade
Como o nome já diz, verifica-se aqui a quantidade de espermatozóides vivos na amostra coletada. O normal é um resultado de vitalidade acima de 50%. Abaixo disso sugere algum problema na produção ou no transporte dos espermatozóides. Denomina-se NECROZOOSPERMIA valores de vitalidade menores de 50%.
 
Morfologia
Avalia-se aqui a forma dos espermatozóides… são considerados morfológicamente normais valores acima de 14% porém, se o resultado tiver um valor até 4% ainda é possível uma grávidez natural, mas valores abaixo de 3% as chances de uma gravidez natural são praticamente nulas. Valores abaixo de 14% denomina-se TERATOZOOSPERMIA.
Bem informada, agora é esperar para ver quais serão os resultados!! Em breve dou notícias!!
Bjusssss

Deixe aqui o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s